Saúde Masculina

Especial Saúde Masculina

Há uma crença de que os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres, e, por isso, adoecem e morrem mais cedo. Infelizmente, é verdade. Dados do Ministério da Saúde apontam que 31% dos homens ainda não têm o hábito de ir ao médico, sendo que mais da metade desses afirmam não precisar de acompanhamento. Contudo, isso pode aumentar o número e a gravidade de doenças, uma vez que muitas enfermidades (incluindo as graves) podem ser prevenidas com a visita regular a serviços de saúde.

No Sistema Único de Saúde (SUS), os homens encontram disponíveis profissionais preparados para ajudar a prevenir, controlar e tratar qualquer doença que possa ter, bem como os exames necessários para diagnóstico e controle. O atendimento é gratuito e pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em novembro é comemorado o Novembro Azul, um movimento mundial realizado por diversas entidades que tem como objetivo a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Este especial traz informações relevantes sobre a saúde masculina e como prevenir doenças. Entretanto, nenhuma das informações presentes aqui substitui a consulta com um profissional especializado.

 

Artigos
 
Notícias
 
Testes