Notícias de saúde

Homens estão procurando ajuda para problemas sexuais com mais frequência

29 de julho de 2020 (Bibliomed). Em apresentação da reunião virtual da Associação Europeia de Urologia, no dia 25/07, pesquisadores do Hospital San Raffaele, na Itália, mostraram que, na última década, os homens estão procurando ajuda para problemas sexuais com mais frequência e mais cedo.

Para o estudo, os pesquisadores interrogaram mais de 3.200 homens atendidos na Clínica de Saúde Sexual do Hospital San Raffaele entre 2009 e 2019. De 2009 a 2013, o número de homens atendidos por disfunção erétil aumentou e começou a diminuir.

Poucos homens se queixaram de baixo desejo sexual ou curvatura do pênis - doença de Peyronie - em 2009, mas as queixas aumentaram a partir de 2009. Em 2019, os homens tinham cerca de 30% mais chances de relatar a doença de Peyronie do que em 2009 e cerca de 32% mais chances de relatar baixo desejo sexual.
O número de homens que se queixaram de ejaculação precoce diminuiu cerca de 6% em dez anos e a média de idade quando os homens foram à clínica caiu de 61 para 53 anos, mostraram os resultados.

A disfunção erétil ainda é a principal razão para comparecer à clínica, mas esse número está caindo, enquanto cerca de 35% dos homens que frequentam a clínica agora se queixam da doença de Peyronie, e esse número mostrou um crescimento constante.

De acordo com os pesquisadores, esses dados não refletem uma mudança na prevalência dessas condições, mas provavelmente refletem a disponibilidade de tratamentos, uma vez que tratamentos para condições sexuais se tornaram disponíveis nos últimos anos, é menos provável que os homens sofram em silêncio.

Embora a pesquisa deva ser considerada preliminar até ser publicada em uma revista revisada por pares, é interessante porque nos permite formular várias hipóteses, como a de que a queda nos homens que apresentam disfunção erétil pode significar que os médicos de família estão se sentindo mais confortáveis ??em lidar com esse problema e que os pacientes nunca são encaminhados para centros especializados, dizem os pesquisadores. Da mesma forma, a queda simultânea da idade na apresentação e o aumento da doença de Peyronie e o baixo desejo sexual podem indicar que os homens e seus parceiros estão se tornando mais conscientes para otimizar suas vidas sexuais, explicam os autores.

Fonte: European Association of Urology Virtual Meeting. July 17-26, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários