Notícias de saúde
29 de julho de 2020 (Bibliomed). Em apresentação da reunião virtual da Associação Europeia de Urologia, no dia 25/07, pesquisadores do Hospital San Raffaele, na Itália, mostraram que, na última década, os homens estão procurando ajuda para problemas sexuais com mais frequência e mais cedo.
Para o estudo, os pesquisadores interrogaram mais de 3.200 homens atendidos na Clínica de Saúde Sexual do Hospital San Raffaele entre 2009 e 2019. De 2009 a 2013, o número de homens atendidos por disfunção erétil aumentou e começou a diminuir.
Poucos homens se queixaram de baixo desejo sexual ou curvatura do pênis - doença de Peyronie - em 2009, mas as queixas aumentaram a partir de 2009. Em 2019, os homens tinham cerca de 30% mais chances de relatar a doença de Peyronie do que em 2009 e cerca de 32% mais chances de relatar baixo desejo sexual.
O número de homens que se queixaram de ejaculação precoce diminuiu cerca de 6% em dez anos e a média de idade quando os homens foram à clínica caiu de 61 para 53 anos, mostraram os resultados.
A disfunção erétil ainda é a principal razão para comparecer à clínica, mas esse número está caindo, enquanto cerca de 35% dos homens que frequentam a clínica agora se queixam da doença de Peyronie, e esse número mostrou um crescimento constante.
De acordo com os pesquisadores, esses dados não refletem uma mudança na prevalência dessas condições, mas provavelmente refletem a disponibilidade de tratamentos, uma vez que tratamentos para condições sexuais se tornaram disponíveis nos últimos anos, é menos provável que os homens sofram em silêncio.
Embora a pesquisa deva ser considerada preliminar até ser publicada em uma revista revisada por pares, é interessante porque nos permite formular várias hipóteses, como a de que a queda nos homens que apresentam disfunção erétil pode significar que os médicos de família estão se sentindo mais confortáveis ??em lidar com esse problema e que os pacientes nunca são encaminhados para centros especializados, dizem os pesquisadores. Da mesma forma, a queda simultânea da idade na apresentação e o aumento da doença de Peyronie e o baixo desejo sexual podem indicar que os homens e seus parceiros estão se tornando mais conscientes para otimizar suas vidas sexuais, explicam os autores.
Fonte: European Association of Urology Virtual Meeting. July 17-26, 2020.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também