Notícias de saúde

Quais os efeitos de uma iniciação sexual precoce?

09 de setembro de 2022 (Bibliomed). Uma idade mais jovem de iniciação nas relações sexuais tem sido frequentemente associada a resultados adversos na saúde sexual. No entanto, pouco se sabe sobre suas associações com a função sexual saudável, e menos ainda sobre o momento das estreias de atividades sexuais antes do primeiro coito e a saúde sexual adulta.

Pesquisadores buscaram examinar as associações entre um início sexual precoce e a saúde sexual subsequente, usando buscando a existência de associações relativas a experiências pré-coito e resultados positivos de saúde sexual posteriormente. As conexões com o risco de saúde sexual e função sexual saudável foram avaliadas através do modelo da resposta sexual.

No estudo, publicado na revista The Journal of Sexual Medicine, dados sobre a idade da primeira relação sexual, primeiro contato sexual, primeira estimulação sexual e primeiro orgasmo, bem como o risco de saúde sexual e função sexual saudável foram coletados de 3.139 adultos.

Nos resultados obtidos, quando definido estritamente como primeira relação sexual, o início sexual precoce foi associado a eventos sexuais adversos, incluindo sexo não volitivo, interrupção e/ou perda da gravidez e doença reprodutiva, infecção ou lesão que afeta a atividade sexual. No entanto, também foi relacionado a uma função sexual mais saudável, incluindo menos dor durante a penetração vaginal, melhor funcionamento do orgasmo e menor inibição sexual. Quando a iniciação sexual foi ampliada para incluir experiências pré-coito, o contato sexual anterior, como a relação sexual anterior, foi associado ao sexo não volitivo. No entanto, a estimulação sexual precoce e o orgasmo não foram relacionados a resultados adversos. Ao invés disso, eles se relacionavam com menos dificuldades de desejo sexual e maior excitação sexual. Análises de mediação exploratórias revelaram que a relação sexual e o orgasmo tardios estavam ligados a dificuldades sexuais por meio de maior inibição sexual e menor excitação sexual, respectivamente.

O estudo concluiu que quando a função sexual é prejudicada, o retardo das estreias coital e não coital pode justificar a avaliação, e a excitação e a inibição sexual podem ser alvos de intervenção. Para facilitar o desenvolvimento sexual saudável dos jovens, as estreias sem coito com e sem parceiro podem justificar a inclusão nas estratégias de gestão de risco e promoção da saúde, respectivamente. Assim, de uma perspectiva baseada no risco, a relação sexual precoce está negativamente relacionada à saúde sexual. No entanto, também pode estar associada à função sexual saudável; de fato, a iniciação sexual precoce pode conferir mais benefícios do que riscos quando são consideradas as estreias sexuais outras que a própria relação sexual.

Fonte: The Journal of Sexual Medicine (2022). DOI: 10.1016/j.jsxm.2022.06.005.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários