Notícias de saúde

Tabagismo aumenta o risco de fraturas em homens

16 de agosto de 2022 (Bibliomed). Estudos anteriores indicam que os homens são mais propensos a fumar e correm maior risco de doenças relacionadas ao tabagismo do que as mulheres. Uma nova pesquisa teve como objetivo, por meio de metanálise, avaliar a associação entre tabagismo e risco de fratura em homens. As seguintes bases de dados foram pesquisadas, incluindo MEDLINE, EMBASE, Scopus, PsycINFO, ISI Web of Science, Google Scholar, WorldCat e Open Grey, para identificar estudos relacionados.

Vinte e sete estudos preencheram os critérios de inclusão. Verificou-se que, no geral, o tabagismo está associado a um risco significativamente aumentado de fratura.

Resultados semelhantes foram observados no grupo com tamanho de amostra grande (=10.000 participantes) e no grupo com tamanho de amostra pequena (<10.000 participantes); o risco agrupado foi de 1,23 e de 1,56, respectivamente.

O estudo concluiu que o tabagismo está associado a um aumento significativo no risco de fraturas para os homens. Assim, a cessação do tabagismo também reduziria muito o risco de fratura em todos os fumantes, particularmente nos homens.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-022-13356-1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários