Notícias de saúde

Filhos de pais que bebem podem ter problemas faciais e no cérebro

05 de outubro de 2023 (Bibliomed). A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é caracterizada por uma variedade de defeitos congênitos estruturais, incluindo dismorfia facial, déficits de crescimento do sistema nervoso central (microcefalia) e restrição de crescimento pré-natal/pós-natal, que se correlaciona com a magnitude da exposição pré-natal ao álcool.

Embora atribuído exclusivamente ao consumo materno de álcool durante a gravidez, vários estudos clínicos e relatos de casos surgiram descrevendo casos em que bebês com defeitos congênitos relacionados ao álcool nasceram para mães que negaram terem feito consumo de álcool durante a gravidez.

Em um novo estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, pesquisadores decidiram desafiar a dogma, usando um modelo de camundongos para examinar o que acontece quando a mãe, o pai ou ambos os pais consomem álcool. No estudo, verificou-se que o consumo masculino de álcool antes da concepção causava defeitos de crescimento facial e cerebral da SAF.

Descobriu-se que as exposições masculinas realmente impulsionam certas diferenças craniofaciais muito mais fortes do que as exposições maternas; assim, esse efeito de programação que vem através do esperma tem um efeito profundo na organização do rosto e no crescimento e proporção de diferentes características faciais. Quando era o pai bebia, se observava uma mudança profunda na organização do rosto.

Portanto, usando um modelo de camundongo fisiologicamente relevante, estes estudos são os primeiros a demonstrar que a bebida masculina (pelo pai) é um fator plausível, mas completamente não examinado, no desenvolvimento de anormalidades craniofaciais relacionadas ao álcool e deficiências de crescimento. O estudo demonstra a necessidade crítica de direcionar mensagens de álcool para ambos os pais antes da gravidez, e expandir estudos epidemiológicos para medir as contribuições do uso paterno de álcool na saúde das crianças.

Fonte: Journal of Clinical Investigation. DOI: 10.1172/JCI167624.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários