Notícias de saúde

Homens são mais propensos a retornar ao trabalho após AVC

19 de maio de 2022 (Bibliomed). As mulheres são menos propensas do que os homens a voltar ao trabalho depois de se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) grave, mas os pesquisadores dizem que as razões para essa diferença não são claras.

Um estudo realizado na Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, analisou dados de mais de 600 trabalhadores alemães de 18 a 64 anos que sobreviveram a um acidente vascular cerebral isquêmico grave entre 2015 e 2019. Cerca de 28% eram mulheres.

O AVC isquêmico é causado ??pelo bloqueio do fluxo sanguíneo no cérebro, e todos os pacientes foram submetidos a uma trombectomia mecânica. No procedimento, um cateter fino é inserido em um vaso sanguíneo na perna para remover o coágulo. Mais da metade também recebeu drogas anticoagulantes.

Cerca de um terço dos pacientes retornou ao trabalho em 90 dias. Aqueles tratados com trombectomia mecânica e medicamentos para coágulos foram quase duas vezes mais propensos a retornar ao trabalho do que os pacientes que só tiveram trombectomia.

As mulheres eram 58% menos propensas do que os homens a voltar ao trabalho três meses após a trombectomia. Além disso, o estudo mostrou que as mulheres do estudo eram mais jovens no momento do acidente vascular cerebral, eram mais propensas a não fumar e a não ter nenhuma deficiência significativa existente quando receberam alta do hospital em comparação com os homens.

Segundo os autores, mais pesquisas são necessárias para descobrir por que menos mulheres do que homens retornam ao trabalho após um grande acidente vascular cerebral.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.121.037386.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários