Notícias de saúde

1 em cada 6 adultos em todo o mundo são afetados pela infertilidade

25 de outubro de 2023 (Bibliomed). Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma em cada seis pessoas em todo o mundo sofre de infertilidade em algum momento de sua vida, destacando a necessidade de cuidados de fertilidade acessíveis e de qualidade e chamando a capacidade de ter um filho de "direito humano essencial".

De acordo com o relatório, 17,5% da população adulta mundial já teve infertilidade, com pouca variação entre renda e região. A prevalência de infertilidade ao longo da vida foi de 17,8% em países de alta renda e 16,5% em países de baixa a média renda, de acordo com a OMS, que analisou 133 estudos relevantes entre 1990 e 2021.

A infertilidade é definida como a falha em conseguir uma gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares e desprotegidas, de acordo com a OMS, que disse que a tecnologia reprodutiva, como fertilização in vitro, permanece subfinanciada e acessível apenas para pessoas com recursos financeiros.

Na maioria dos países, os tratamentos de fertilidade são pagos do próprio bolso e podem criar dificuldades financeiras, afetando o "bem-estar mental e psicossocial" das pessoas, disse o relatório. Para a OMS, melhores políticas e financiamento público podem melhorar significativamente o acesso ao tratamento para que as famílias mais pobres possam ter o direito a tentar uma gestação.

Fonte:  Organização Mundial da Saúde. “Infertility Prevalence Estimates, 1990–2021". ISBN: 978 92 4 006831 5.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários