Notícias de saúde

Câncer de próstata avançado está associado à obesidade

17 de abril de 2020 (Bibliomed). Menos de um em cada três homens com câncer de próstata avançado vive cinco anos além do diagnóstico. O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de câncer em homens nos Estados Unidos. Existe uma notável falta de pesquisas sobre a ligação entre fatores como peso no início da idade adulta, alterações no peso durante a idade adulta e circunferência da cintura, especificamente com risco de câncer de próstata avançado.

Em um novo estudo, pesquisadores analisaram dados de 15 estudos anteriores que totalizaram quase 831.000 homens, incluindo quase 52.000 diagnosticados com câncer de próstata. A pesquisa verificou que ter um IMC (índice de massa corporal - uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso) acima da faixa considerada saudável (21-25) durante a meia-idade adulta foi associado ao maior risco de câncer de próstata avançado.

Eles também descobriram que uma maior circunferência da cintura estava ligada ao aumento do risco de câncer de próstata avançado e morte. Embora outros estudos tenham vinculado um maior IMC ao aumento do câncer de próstata, este é o primeiro estudo a encontrar uma associação positiva com a circunferência da cintura.

Esses resultados do estudo mostram que o risco de câncer de próstata avançado pode ser diminuído com a manutenção de um peso “saudável”, alinhado às diretrizes da American Cancer Society e do World Cancer Research Fund. Adotar uma alimentação saudável e se exercitar são fatores que podem ajudar a manter um peso saudável. Este estudo mostra que a adoção e manutenção de peso saudável no meio ao final da idade adulta podem reduzir especialmente o risco de câncer de próstata avançado.

Fonte: Columbia University Mailman School of Public Health, news release, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários