Notícias de saúde

Homens são mais propensos do que mulheres a sofrer fraturas cranianas em uma queda

31 de agosto de 2023 (Bibliomed). Enquanto as mulheres mais velhas são tratadas por quedas com mais frequência do que os homens idosos, os homens são mais propensos a sofrer fraturas cranianas quando tombam, sugere uma pesquisa da Florida Atlantic University College of Medicine.

A alta incidência de traumatismo craniano e subsequentes fraturas cranianas devido a quedas é motivo de preocupação, pois a população idosa está cada vez mais ativa. O traumatismo craniano é a principal causa de lesões graves, e as fraturas cranianas são um resultado grave de traumatismo craniano.

Os pesquisadores avaliaram todos os pacientes atendidos com traumatismo craniano em dois centros de trauma de nível um no sudeste da Flórida. Eles examinaram fraturas cranianas devido a trauma agudo, comparando-as por gênero, raça/etnia do paciente e como a lesão aconteceu.

Cerca de 56% dos mais de 5.400 pacientes eram mulheres. Cerca de 85% das lesões na cabeça ocorreram em quedas. As mulheres e os homens tinham idade média de cerca de 83 e 81 anos, respectivamente. Os homens tiveram uma incidência significativamente aumentada de fratura craniana secundária a traumatismo craniano, devido principalmente a quedas.

Os pesquisadores observaram que o resultado foi inesperado porque pesquisas anteriores indicaram que as mulheres eram mais suscetíveis a fraturas faciais. Embora essa tendência também tenha sido observada em diferentes raças e grupos étnicos, os resultados foram estatisticamente significativos apenas para pessoas brancas.

Fonte: American Journal of Emergency Medicine. DOI: 10.1016/j.ajem.2022.12.044.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários