Notícias de saúde

Tratamentos contra câncer de mama podem acelerar o envelhecimento

01 de julho de 2025 (Bibliomed). Qualquer forma de tratamento contra o câncer de mama parece acelerar o envelhecimento das células da receptora, sugere estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os pesquisadores explicam que câncer de mama tem sido associado ao envelhecimento acelerado, com sintomas que envolvem fadiga, declínios no raciocínio e na memória, além de fragilidade físicas crescente.

Antes, os pesquisadores acreditavam que esse envelhecimento ocorria apenas em pacientes submetidas à quimioterapia, mas o novo estudo indica que aquelas cujo tratamento envolveu radioterapia e cirurgia também apresentam os mesmos sintomas.

Durante dois anos, os pesquisadores rastrearam a expressão gênica de células sanguíneas em mulheres em tratamento para câncer de mama. Eles buscavam marcadores genéticos de envelhecimento celular, incluindo respostas a danos no DNA, senescência celular (quando as células param de se dividir) e marcadores de inflamação.

A senescência celular é um sinal especialmente potente de envelhecimento, porque quando as células param de se dividir, elas podem liberar substâncias tóxicas que podem danificar as células adjacentes. Independentemente do tipo de tratamento que uma mulher estava recebendo para o tratamento do câncer de mama (quimioterapia, radioterapia ou cirurgia), havia sinais claros de sinalização inflamatória e senescência celular, especialmente do sistema imunológico, o que sugere que essas células estavam envelhecendo mais rápido do que o normal.

Também houve sinais claros de aumento nos genes de resposta a danos no DNA, outro sinal de envelhecimento celular. Essas alterações ocorreram tanto em pacientes que estavam recebendo quimioterapia quanto naqueles que não estavam. 

Fonte: Journal of the National Cancer Institute. DOI: 10.1093/jnci/djae201.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários