Notícias de saúde

Homens têm risco maior de câncer do que mulheres

20 de setembro de 2022 (Bibliomed). Não está claro por que os homens enfrentam um risco maior de câncer do que as mulheres na maioria dos locais anatômicos compartilhados. Mas um novo estudo sugere que a causa pode ser diferenças biológicas subjacentes, não comportamentos de estilo de vida, como tabagismo, uso de álcool e dieta.

Na verdade, os homens têm um risco aumentado de câncer, mesmo após o ajuste para uma ampla gama de comportamentos de risco e exposições cancerígenas, de acordo com pesquisa liderada pelo National Cancer Institute, parte do U.S. National Institutes of Health.

No estudo, os pesquisadores quantificaram até que ponto comportamentos como tabagismo e uso de álcool; antropometria, incluindo índice de massa corporal e estatura; fatores de estilo de vida, como atividade física, dieta e medicamentos, juntamente com o histórico médico explicam coletivamente a predominância masculina de risco em 21 locais de câncer compartilhados.

Sua análise incluiu 171.274 participantes do sexo masculino e 122.826 do sexo feminino, com idades entre 50 e 71 anos, no National Institutes of Health-AARP Diet and Health Study, que decorreu de 1995 a 2011.

Dos 26.693 cânceres encontrados - 17.951 em homens e 8.742 em mulheres, a incidência foi significativamente menor em homens do que em mulheres apenas para câncer de tireóide e vesícula biliar, disseram os pesquisadores. Os riscos foram 1,3 a 10,8 vezes maiores em homens do que mulheres em outros locais anatômicos.

Os maiores riscos aumentados em homens foram observados para câncer de esôfago, com um risco 10,8 vezes maior; laringe, com risco 3,5 vezes maior; cárdia gástrica, com risco 3,5 vezes maior, e câncer de bexiga, com risco 3,3 vezes maior.

Diferenças em comportamentos de risco e exposições cancerígenas entre os sexos representaram apenas uma proporção modesta da predominância masculina da maioria dos cânceres, variando de 11% para câncer de esôfago a 50% para câncer de pulmão.

Segundo os pesquisadores, são necessários mais estudos para entender melhor essa interação de fatores de risco, mas ressaltam que dois fatores de estilo de vida - beber e fumar - contribuem para quase todos os 21 tipos de cânceres analisados.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.34390.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários