Notícias de saúde

Exame de sangue pode ajudar a prever a sobrevivência ao câncer de próstata avançado

01 de julho de 2025 (Bibliomed). Um simples exame de sangue pode ajudar os médicos a decidir a melhor maneira de tratar um homem com câncer de próstata avançado. Um ensaio clínico de fase 3 mostrou que a contagem de células tumorais circulantes (CTC) pode prever quais homens têm maior probabilidade de responder ao tratamento padrão e viver mais, e quais podem se beneficiar de novos ensaios clínicos mais agressivos.

CTCs são células cancerígenas raras que os tumores eliminam no sangue. Elas já foram observadas no câncer de próstata, mas apenas em estágios mais avançados. Os pesquisadores descobriram que homens com níveis sanguíneos mais elevados de CTCs apresentaram tempos médios de sobrevida mais curtos e maior risco de morte durante o período do estudo.

Os pesquisadores usaram o CellSearch, um exame de sangue já amplamente disponível, para identificar pacientes com pouca probabilidade de responder ao tratamento padrão. A pesquisa fez parte de um ensaio clínico de fase 3 da SWOG Cancer Research Network, uma parceria de mais de 1.300 instituições em todo o país que colaboram em estudos sobre o câncer. Foram analisadas amostras de sangue de 503 homens com câncer de próstata metastático que estavam participando de um novo teste de medicamento.

Pacientes com cinco ou mais CTCs na amostra de sangue apresentaram os piores resultados. Eles tiveram mais de três vezes mais probabilidade de morrer durante o período do estudo do que pacientes sem CTCs e quase 2,5 vezes mais probabilidade de ver o câncer progredir. Esses pacientes também eram mais propensos a ter uma resposta ruim ao tratamento, conforme medido pela resposta completa do antígeno prostático específico (PSA). Homens com cinco ou mais CTCs viveram em média 27,9 meses após o exame de sangue, em comparação com 56,2 meses para homens com um a quatro CTCs e pelo menos 78 meses para homens sem nenhum.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.37871.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários