Notícias de saúde

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de câncer de próstata

11 de agosto de 2022 (Bibliomed). Alguns homens podem ter um risco genético aumentado para o câncer de próstata. Agora, um novo estudo sugere que a adoção de um estilo de vida saudável, apesar de não eliminar o risco da doença, pode diminuí-lo.

O estudo envolveu mais de 12.000 homens de dois projetos de pesquisa de longa duração. Todos eram profissionais de saúde que, a partir da década de 1980, preencheram questionários periódicos sobre sua saúde e hábitos de vida. Eles também deram amostras de sangue, para que seus dados genéticos pudessem ser analisados.

O câncer de próstata tem um grande componente genético e mais de 200 variantes genéticas foram associadas ao risco de desenvolver a doença. Os pesquisadores usaram essa informação para atribuir a cada participante uma "pontuação de risco poligênico" para suas chances de desenvolver câncer de próstata.

Cada homem também recebeu uma pontuação de estilo de vida saudável, ganhando um ponto para cada um dos seis fatores: manter seu peso abaixo do limite de obesidade; fazer exercícios vigorosos regularmente, como correr; não fume; e coma regularmente peixes gordurosos (como salmão); comer produtos de tomate; e limitando as carnes processadas. Em particular, estudos vincularam esses três hábitos alimentares a um menor risco de câncer de próstata ou morte pela doença.

Ao longo de 27 anos, pouco mais de 3.000 homens desenvolveram câncer de próstata e 435 morreram por causa disso. Os genes fizeram uma grande diferença: homens com escores de risco genético nos 25% superiores tinham quatro vezes mais chances de morrer da doença, em comparação com os 25% inferiores. Mas para esses mesmos homens, o estilo de vida também teve um grande impacto. Aqueles que aderiram a pelo menos quatro dos seis fatores de estilo de vida saudável reduziram suas chances de morrer de câncer de próstata em 45%, versus homens que aderiram a poucos ou nenhum.

Fonte: European Urology. DOI: 10.1016/j.eururo.2022.05.008.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários