Notícias de saúde

Maconha pode aumentar risco de esquizofrenia em homens

03 de outubro de 2023 (Bibliomed). Homens jovens com transtorno de uso de cannabis têm um risco aumentado de desenvolver esquizofrenia, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores dinamarqueses. O transtorno do uso de maconha e a esquizofrenia são transtornos mentais graves, mas tratáveis, que podem impactar profundamente a vida das pessoas. Pessoas com transtorno de uso de cannabis são incapazes de parar de usar cannabis, apesar de causar consequências negativas em suas vidas.

A esquizofrenia é uma doença mental grave que afeta a forma como uma pessoa pensa, sente e se comporta. As pessoas com esquizofrenia podem parecer que perderam o contato com a realidade, e os sintomas da esquizofrenia podem dificultar a participação nas atividades cotidianas habituais. No entanto, tratamentos eficazes estão disponíveis tanto para o transtorno do uso de cannabis quanto para a esquizofrenia.

O estudo, publicado na revista Psychological Medicine, analisou dados detalhados de registros de saúde ao longo de 5 décadas e representando mais de 6 milhões de pessoas na Dinamarca, com idades entre 16 e 49 anos em algum momento entre 1972 e 2021, com a finalidade de estimar a fração de casos de esquizofrenia que poderiam ser atribuídos ao transtorno do uso de cannabis em nível populacional.

Usando esses dados longitudinais representativos nacionalmente, os pesquisadores investigaram como as associações entre o transtorno do uso de cannabis e a esquizofrenia variavam em diferentes grupos de sexo e idade, e como essas diferenças mudavam ao longo do tempo.

Os pesquisadores encontraram fortes evidências de uma associação entre transtorno do uso de cannabis e esquizofrenia entre homens e mulheres, embora a associação fosse muito mais forte entre os homens jovens. Usando modelos estatísticos, os autores do estudo estimaram que até 30% dos casos de esquizofrenia entre homens de 21 a 30 anos poderiam ter sido evitados ao evitar o transtorno do uso de cannabis.

Este estudo também acrescenta evidências existentes sugerindo que a proporção de novos casos de esquizofrenia que podem ser atribuídos ao transtorno do uso de cannabis aumentou consistentemente nas últimas cinco décadas. Os autores observam que esse aumento provavelmente está relacionado à maior potência da cannabis e ao aumento da prevalência de transtorno diagnosticado por uso de cannabis ao longo do tempo.

Fonte: Psychological Medicine. DOI: 10.1017/S0033291723000880.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários