Notícias de saúde

Quais os melhores tratamentos para a perda de cabelo genética?

23 de agosto de 2022 (Bibliomed). A queda de cabelo hereditária, também conhecida como alopecia androgenética ou queda de cabelo padrão, é a forma mais comum de queda de cabelo em homens e mulheres, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. O diagnóstico precoce e o tratamento são etapas importantes para evitar que a perda de cabelo hereditária.

A perda de cabelo hereditária é uma condição genética que pode ser herdada da mãe, do pai ou de ambos os lados da família. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a evitar que o folículo piloso encolha. Estudos mostram que, uma vez que um folículo encolheu, é cada vez mais difícil voltar a crescer o cabelo e a restauração pode ser limitada. A queda de cabelo hereditária não pode ser evitada, mas existem tratamentos médicos que podem manter, melhorar e otimizar o crescimento do cabelo, como minoxidil, finasterida e espironolactona.

Para os homens, a queda de cabelo acontece simetricamente em uma ou mais das seguintes áreas: a linha do cabelo, a parte superior do couro cabeludo e/ou a coroa. Nas mulheres, o afinamento ocorre simetricamente na parte superior do couro cabeludo, mas a perda é mais disseminada, e a linha frontal do cabelo normalmente não regride.

O minoxidil tópico é aprovado pela FDA para queda de cabelo em homens e mulheres. Demonstrou-se que reduz a perda de cabelo, estimula o crescimento do cabelo e fortalece os fios de cabelo existentes. Caso o minoxidil tópico não esteja melhorando a condição, pode-se prescrever o minoxidil oral.

A finasterida oral tende a ser mais eficaz se começar a ser usada assim que se notar a perda de cabelo. Embora a finasterida seja prescrita principalmente em homens, pode ser prescrita para mulheres. Pacientes que estejam sob possibilidade de engravidar não devem tomar ou manipular finasterida porque pode ser causa de defeitos congênitos.

Tal como acontece com todos os tratamentos para este tipo de queda de cabelo, as pessoas que tomam finasterida ou minoxidil precisarão continuar tomando para alcançar e manter os resultados.

A espironolactona oral é um medicamento de prescrição que as mulheres podem tomar para evitar mais queda de cabelo e aumentar a espessura dos fios. Estudos mostram que é eficaz em cerca de 40% das mulheres que têm queda de cabelo de padrão feminino.

As pessoas que sofrem de queda de cabelo hereditária também têm outras opções, como coberturas do couro cabeludo ou fibras capilares do couro cabeludo, que disfarçam a aparência de afinamento. Opções cirúrgicas também estão disponíveis para o tratamento da perda de cabelo.

A obesidade e o tabagismo também podem contribuir para o afinamento do cabelo, portanto, mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir o afinamento. Os dermatologistas alertam que as pessoas só devem usar vitaminas suplementares se tiverem deficiência.

Fonte: American Academy of Dermatology. 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários