Especial: Saúde dos Olhos

Especial Saúde dos Olhos

Os olhos são compostos por milhões de células responsáveis por receber as ondas luminosas e as transformarem em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro e formam o que enxergamos. A visão é responsável por 85% das informações processadas no cérebro, e dada a importância dos olhos, fica evidente a importância de cuidar bem deles.

Dados da Organização da Saúde apontam que cerca de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma deficiência visual, sendo que metade têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.

No Brasil, as principais doenças oculares acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são: erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, degeneração macular relacionada à idade).

Para pessoas sem problemas nos olhos, é recomendada uma visita anual ao oftalmologista. Já pessoas acometidas por alguma doença ou deficiência visual, a frequência das consultas pode ser maior, sendo determinada pelo profissional que a acompanha.

Podemos - e devemos - adotar algumas práticas para evitar problemas nos olhos, tais como: evitar coçar os olhos; usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir os olhos; lavar bem os olhos com água limpa e corrente em caso de contato com alguma substância; usar óculos ou lentes de contato apenas prescritas por oftalmologistas e sempre no grau correto; tomar cuidado com maquiagens e produtos de beleza, sempre se atentando à composição e validade dos mesmos, e evitando contato muito próximo aos olhos; usar  óculos escuros em ambientes com claridade excessiva; procurar um oftalmologista periodicamente.

Neste especial tratamos das principais condições de saúde que podem afetar os olhos, mas lembramos que nenhuma informação presente aqui substitui a consulta com um oftalmologista.


Artigos

 

Notícias