Notícias de saúde

Retinoblastoma: entenda o câncer da filha de Tiago Leifert

31 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Neste final de semana, o apresentador Tiago Leifert anunciou que sua filha Lua, de 1 ano e 3 meses, foi diagnosticada com retinoblastoma. Lua é fruto do casamento de Leifert com a jornalista Daiana Garbin.

O ex-apresentador do Big Brother Brasil contou que percebeu algo errado nos olhos da filha quando chegou de viagem e, ao brincar com a criança, viu que ela não o olhava nos olhos. Ele e a mulher então buscaram ajuda médica e receberam o diagnóstico de retinoblastoma.

O retinoblastoma é um tipo de câncer raro que afeta principalmente crianças até os 5 amps de idade. Ele ocorre dentro do olho, na retina. Ele se origina nas células embrionárias da retina, que crescem de forma desordenada, e pode afetar um ou os dois olhos. Como a maioria dos cânceres, quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

Os sintomas do retinoblastoma incluem reflexo brilahnte nos olhos, estrabismo, movimentos irregulares nos olhos e manchas brancas nos olhos em fotografias que usam flash. O diagnóstico é feito a partir de exames específicos nos olhos e, se houver suspeita de metástase, exames em outras partes do corpo. O tratamento inclui quimioterapia, radioterapia, crioterapia (congelamento do tumor) e, em casos graves, a retirada do globo ocular.

É fundamental que os recém-nascidos passem pelo teste do olhinho, que avalia a saúde da visão. Além disso, os bebês devem passar por uma consulta com oftalmologista no primeiro ano de vida e novamente aos 3 anos, e, claro, em qualquer fase em que os pais observem alguma diferença nos olhos da criança.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed. 31 de janeiro de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários