Notícias de saúde

Como retardar o agravamento da miopia em crianças?

14 de outubro de 2022 (Bibliomed). Se for comprovado que é seguro e eficaz em grandes ensaios clínicos, um metabólito da cafeína pode ser valioso para retardar a progressão da miopia em crianças. A miopia é uma condição na qual a pessoa tem dificuldade de enxergar com clareza objetos que estão distantes. A condição geralmente começa entre os 6 e 7 anos de idade, progredindo até os 16 a 20 anos, e está associada a um risco aumentado de condições que afetam a visão e a saúde ocular, incluindo degeneração macular, catarata, glaucoma e descolamento de retina.

O metabólito da cafeína, chamado 7-MX, abreviação de 7-metilxantina, é usado para tratar a miopia infantil na Dinamarca desde 2009, mas até agora não foi totalmente avaliado em estudos de longo prazo.

Segundo os pesquisadores, as intervenções existentes para controlar a miopia, como tratamentos à base de lentes de contato ou o uso de vários medicamentos, não são tão eficazes na prevenção do agravamento da condição em crianças. Eles revisaram os registros médicos de 711 crianças, uma divisão uniforme de meninas e meninos, tratados para miopia em uma clínica oftalmológica na Dinamarca entre junho de 2000 e janeiro de 2021.

As crianças receberam testes oftalmológicos abrangentes, incluindo a medição do comprimento axial do olho. Então, 624 deles tomaram comprimidos orais de 7-MX de até 1.200 miligramas por dia, com média de 470 mg., enquanto 87 crianças não tomaram os comprimidos por vários motivos. Elas tinham em média 11 anos quando começaram o tratamento, e o comprimento dos olhos e o grau de miopia foram rastreados por 3 anos e meio, em média.

Os resultados mostraram que o tratamento com 7-MX estava associado a uma taxa mais lenta de piora da miopia e alongamento axial, e doses mais altas pareciam mais eficazes. Os pesquisadores calcularam que, em média, a miopia em uma criança de 11 anos que toma 1.000 mg. de 7-MX diariamente aumentaria em -1,43 dioptrias - as unidades de medida para avaliar a função ocular - nos próximos seis anos. Isso comparado com um aumento de -2,27 dioptrias sem tratamento no mesmo período. Além disso, eles também descobriram que o comprimento axial do olho aumentaria em 0,84 milímetros quando 7-MX é tomado contra 1,01 ml. sem tratamento.

Fonte: British Journal of Ophthalmology. DOI: 10.1136/bjo-2021-320920.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários