Artigos de saúde
© Equipe Editorial Bibliomed
Neste artigo:
- O que é
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento
A belfarite é uma inflamação causada por infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.
A doença pode surgir por infecções bacterianas, especialmente por estafilococos, das pálpebras ou canais das glândulas mais profunda que se abrem nas bordas da pálpebra. Infecções virais, como a herpes simples, e mesmo reações alérgicas podem ocasionar a blefarite. A obstrução das glândulas sebáceas também pode ocasionar a doença.
Os sintomas incluem olhos marejados, avermelhados, ardência, palpebras com aspecto oleosa, coceira, inchaço, descamação da pele ao redor dos olhos, crostas nos cílios que podem ocasionar pálpebras "grudadas".
O diagnóstico da blefarite é clínico, tendo como base os sintomas relatados pelos pacientes e no aspecto das pálpebras. O médico pode usar uma lâmpada de fenda para examinas as pálpebras mais detalhadamente, e em alguns casos pode ser enviada alguma amostra do material colhido nas palberas para identificar qual o microorganismo que está causando a infecção e determinar o melhor medicamento.
O tratamento pode envolver medidas de suporte, como compressas e limpeza das pálpebras, e o tratamento da causa. Em casos de blefarite ulcerativa por bactéria, podem ser usados pomadas ou colírios antibióticos, e até mesmo antibióticos orais.
A blefarite viral é tratada por comprimidos antivirais. Em casos de blefarite provocada por dermatite seborreica, o tratamento envolve manter as pálpebras limpas, esfregando-as suavemente com algodão embebido em uma solução de xampu de bebê e água morna ou produtos próprios.
Copyright © Bibliomed, Inc.
Veja também