Notícias de saúde

Crianças com autismo podem ter maior risco de distúrbios oculares

19 de outubro de 2023 (Bibliomed). Crianças com autismo são menos propensas do que seus pares a receber exames de visão importantes, apesar do alto risco de distúrbios oculares graves, indica estudo do Nemours Swank Autism Center, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, apenas cerca de 36% das crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) completaram exames de visão durante seus exames de saúde, o que foi menos do que a taxa de 59% para crianças sem TEA. Além disso, a taxa de triagem para crianças negras com TEA foi de pouco menos de 28%, em comparação com quase 40% para crianças brancas e multirraciais.

Os pesquisadores examinaram dados de mais de 63.800 visitas a poços em uma rede de atenção primária em Delaware, Pensilvânia e Flórida. As crianças tinham entre 3 e 5 anos de idade.

Na Flórida, quase 46% das crianças com TEA passaram por exames de visão, em comparação com 28% em Delaware e na Pensilvânia. Cerca de 80% das práticas médicas da Flórida usaram photoscreening, em que uma câmera especializada ou sistema de vídeo captura imagens detalhadas dos olhos de uma criança. Em comparação, apenas 13% dos consultórios médicos em Delaware e na Pensilvânia usaram o photoscreening.

Os autores explicam que photoscreening é particularmente útil para crianças com TEA porque nem sempre elas podem entender e responder verbalmente a instruções ou perguntas em testes de visão convencionais. A Academia Americana de Pediatria recomenda triagem visual anual baseada em instrumentos, especialmente para crianças com atrasos no desenvolvimento.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-059998.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários