Notícias de saúde

Células-tronco da renita podem ajudar a restaurar visão em cegos

04 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). As células-tronco da retina coletadas de cadáveres humanos oferecem um potencial tratamento para a cegueira, de acordo com um estudo da Escola de Medicina Mount Sinai, nos Estados Unidos. Células epiteliais pigmentadas da retina saudáveis ??implantadas sob a mácula de macacos cegos usados ??no estudo restauraram pelo menos parte da visão sem efeitos colaterais graves.

O epitélio pigmentar da retina é uma camada de células pigmentadas na retina e a mácula é a parte central da retina. As células transplantadas efetivamente assumiram a função do epitélio pigmentar da retina natural dos macacos, permitindo que eles enxergassem.

A disfunção do epitélio pigmentar da retina pode levar a doenças oculares, como degeneração macular, causando perda de visão e cegueira, que afeta cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, disseram os pesquisadores. Segundo os autores, o estudo demonstrou que as células de um doador substituem, pelo menos parcialmente, a função na mácula de um primata não humano. Eles explicam que células derivadas de doadores de cadáveres humanos podem ser transplantadas com segurança sob a retina e substituir a função do hospedeiro e, portanto, podem ser uma fonte promissora para o resgate da visão em pacientes com doenças da retina

A região do olho funciona como barreira e reguladora na manutenção da visão normal. Para restaurar essa população de células nos primatas usados ??neste estudo, os pesquisadores extraíram células-tronco da retina de olhos de cadáveres adultos doados. Usar olhos de doadores de cadáveres pode ajudar a garantir que as células do doador combinem bem com os receptores e podem servir como uma fonte recorrente de epitélio pigmentar da retina humana, disseram os pesquisadores.

As "manchas" do epitélio pigmentar da retina, ou pequenas quantidades de células coletadas, transplantadas sob as máculas dos primatas permaneceram "estáveis ??e integradas" por pelo menos três meses, sem efeitos colaterais graves, como rejeição do sistema imunológico ou sensibilidade à luz.

As células transplantadas também funcionaram bem com o epitélio pigmentar da retina existente para suportar os fotorreceptores existentes em seus olhos, o que ajuda na absorção de luz, entre outras funções.

O transplante de células-tronco do epitélio pigmentar da retina derivadas de olhos de cadáveres humanos adultos pode substituir os epitélios pigmentares da retina defeituosos e servir como um possível tratamento para a degeneração macular. No entanto, os autores destacam que pesquisas adicionais sobre esta abordagem são necessárias para explorar se as células-tronco derivadas de olhos de adultos em cadáveres podem restaurar a visão em pacientes humanos.

Fonte: Stem Cell Reports. DOI: 10.1016/j.stemcr.2020.12.007.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários