Notícias de saúde
30 de novembro de 2022 (Bibliomed). A lesão do nervo é um efeito colateral comum do diabetes tipo 2 e pode começar nos olhos muito antes de a condição ser diagnosticada, sugere uma nova pesquisa do Maastricht University Medical Center+, na Holanda.
O estudo incluiu quase 3.500 pessoas - 21% com diabetes tipo 2, 15% com pré-diabetes e 64% sem nenhuma doença - e os pesquisadores analisaram os nervos da córnea em todos os três grupos. Eles descobriram que a quantidade de danos aos nervos da córnea aumentou em conjunto com a quantidade de comprometimento do metabolismo da glicose.
Os resultados mostraram que pessoas com pré-diabetes tiveram danos nos nervos da córnea 8% maiores do que aqueles sem diabetes. Enquanto isso, aqueles com diabetes tiveram danos nos nervos da córnea que foram 8% maiores do que aqueles com pré-diabetes e 14% maiores do que aqueles sem nenhuma condição.
Os danos nos nervos também aumentaram com níveis mais altos de açúcar no sangue e com o tempo que uma pessoa teve diabetes. Isso incluiu níveis mais altos de HbA1c (o nível médio de açúcar no sangue ao longo de vários meses) e níveis de açúcar no sangue duas horas após uma refeição.
Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting 2022.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também