Notícias de saúde

Ansiedade e depressão pioram prognóstico de pacientes com doença cardiovascular

22 de Abril de 2004 (Bibliomed). Uma revisão publicada na mais recente edição da revista médica British Medical Journal analisou o papel de diversos antidepressivos do tipo inibidores da recaptação da serotonina (como fluoxetina, sertralina e paroxetina) no tratamento da ansiedade e da depressão em pacientes com doenças cardiovasculares.

Segundo os autores, esses transtornos psiquiátricos são comuns em pacientes vítimas de doenças do aparelho cardiovascular, e há evidências biológicas de que o não tratamento dos mesmos se relacione a uma piora no prognóstico dos pacientes.

 A depressão, o distúrbio do pânico, e a ansiedade generalizada podem ser tratadas eficazmente com as drogas antidepressivas. Os inibidores da recaptação da serotonina, segundo os pesquisadores, são seguros para uso em pacientes com doenças cardiovasculares, porém evidências indiretas sugerem que os agentes tricíclicos clássicos devem ser evitados. De acordo com as evidências recentes de que os inibidores da recaptação da serotonina podem aumentar a sobrevida após infarto do miocárdio em pacientes com depressão, o diagnóstico e tratamento de condições psiquiátricas deveriam ser incorporados pelos clínicos no tratamento de pacientes com hipertensão arterial e doenças coronárias.

Fonte: British Medical Journal 2004;328:939-943 (17 April)

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários