Notícias de saúde

Ter TDAH pode aumentar risco de doenças cardiovasculares em adultos

16 de maio de 2023 (Bibliomed). A prevalência global do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos é de 2,5%. Adultos com TDAH são conhecidos por terem comorbidades psiquiátricas e condições médicas, como ansiedade, depressão, obesidade e asma. Da mesma forma, adultos com doenças cardiovasculares são conhecidos por terem condições médicas e psiquiátricas comórbidas, incluindo depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade, autismo, deficiência intelectual e transtorno de conduta.

Um estudo de coorte nacional de base populacional foi realizado na Suécia envolvendo 5.389.519 adultos nascidos entre 1941 e 1983, e que não haviam sido diagnosticados com nenhuma doença cardiovascular.

Adultos com e sem diagnóstico de TDAH foram acompanhados por doença cardiovascular incidente entre 2001 e 2013. Após uma duração média de acompanhamento de 11,8 anos, 38,05% e 23,57% dos adultos com e sem TDAH foram diagnosticados com mais de uma doença cardiovascular.

A incidência de doença cardiovascular em adultos com TDAH em comparação com adultos sem TDAH foi de 2,05. Após ajuste para fatores de risco cardiovascular conhecidos, como diabetes mellitus tipo 2, obesidade, dislipidemia e tabagismo, a incidência para doença cardiovascular em adultos com TDAH em comparação com adultos sem TDAH foi de 1,84.

Especificamente, as taxas para parada cardíaca, acidente vascular cerebral hemorrágico e doença vascular periférica e arteriosclerose foram 2,28, 2,16 e 2,05, respectivamente.

O estudo atual mostrou que o TDAH também é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Portanto, adultos com TDAH devem ser rastreados para doenças cardiovasculares regularmente e a redução do risco deve ser implementada.

Fonte: World Psychiatry, DOI: 10.1002/wps.21020.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários