Notícias de saúde

Baixa dose de aspirina pode ser benéfica para pacientes com diabetes tipo 2

12 de dezembro de 2025 (Bibliomed). A aspirina em baixa dosagem não é mais universalmente recomendada para prevenir emergências cardíacas, mas pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2, sugere estudo realizado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Pessoas com diabetes tipo 2 que tomaram aspirina em baixa dosagem apresentaram menor probabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou um AVC.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam os registros de saúde de quase 11.700 adultos com diabetes tipo 2 e risco cardíaco elevado, cadastrados no sistema de saúde do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. O sistema inclui mais de 35 hospitais e 400 clínicas ambulatoriais na Pensilvânia, Maryland e Virgínia Ocidental.

Os resultados mostraram que adultos com diabetes que tomaram aspirina em baixa dose apresentaram menor probabilidade de sofrer um ataque cardíaco (42% versus 61%) ou um AVC (15% versus 25%) em comparação com aqueles que não tomaram.

A taxa geral de mortalidade também foi menor: 33% no grupo que tomou aspirina versus 51% no grupo que não tomou. Qualquer uso de aspirina reduziu o risco de ataque cardíaco ou AVC, mas o maior benefício foi observado entre aqueles que tomaram o medicamento com mais regularidade. Os benefícios da aspirina não dependiam do controle da glicemia, mas a redução do risco foi mais significativa com níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários