Notícias de saúde

Remédios para hipertensão podem aumentar risco de depressão?

18 de setembro de 2020 (Bibliomed). A hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares e as doenças cerebrovasculares estão associadas a um risco aumentado de depressão, mas ainda não está claro se o tratamento com agentes anti-hipertensivos diminui ou aumenta esse risco. Os efeitos de drogas individuais também são desconhecidos. Pesquisadores usaram registros populacionais dinamarqueses para investigar sistematicamente se os 41 anti-hipertensivos individuais mais usados estavam associados a um risco alterado de depressão incidente. Análises de diuréticos foram incluídas para comparações.

Os pesquisadores descobriram taxas significativamente reduzidas de depressão com o uso contínuo de agentes angiotensina, antagonistas do cálcio e ß-bloqueadores, mas não com o uso de diuréticos. Os medicamentos individuais associados a taxas reduzidas de depressão incluem enalapril e ramipril; combinações de amlodipina, verapamil e verapamil; e propranolol, atenolol, bisoprolol e carvedilol. Nenhum dos medicamentos foi associado a um risco elevado de depressão.

Portanto, dados de base populacional da vida real sugerem um efeito positivo do uso contínuo de 9 agentes anti-hipertensivos individuais. Essa evidência deve ser usada para orientar as prescrições para pacientes com risco de desenvolver depressão, incluindo aqueles com depressão ou ansiedade anterior e pacientes com histórico familiar de depressão.

Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.120.15605Hypertension.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários