Notícias de saúde
18 de agosto de 2021 (Bibliomed). A depressão comórbida em pacientes com diabetes piora o seu prognóstico. Os antidepressivos podem atenuar os efeitos adversos da depressão; no entanto, estão associados a efeitos adversos cardiometabólicos.
Recente estudo teve como objetivo explorar a associação entre o tratamento antidepressivo e complicações diabéticas avançadas e mortalidade entre pacientes com depressão e diabetes mellitus.
Conduziu-se um estudo de coorte retrospectivo em todo o país (Taiwan) com 36.276 pacientes com depressão e diabetes mellitus recém-tratados, objetivando avaliar se os antidepressivos poderiam melhorar os resultados do diabetes.
Os padrões de tratamento com antidepressivos em uma janela de 6 meses foram classificados em nenhum, mau, parcial e uso regular, e contabilizamos as variáveis ??dependentes do tempo na análise de regressão de riscos proporcionais de Cox com ajuste para comorbidade dependente do tempo e uso concomitante de medicamentos. Diferentes classes de antidepressivos foram comparadas.
Complicações macro e microvasculares, bem como mortalidade por todas as causas, foram os principais desfechos. Os benzodiazepínicos foram escolhidos como exposição de controle negativo.
Os pesquisadores descobriram que o tratamento regular com antidepressivos estava associado a um menor risco de morte e doenças cardíacas. O estudo recomenda que os médicos devem enfatizar a adesão ao tratamento com antidepressivos entre pacientes com depressão e diabetes mellitus.
Fonte: The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. DOI: 10.1210/clinem/dgab443.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também