Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Dosagem de Opióides - (4.03.01.74-5)

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para dosagem dos níveis séricos de opióides.

Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.

Finalidade: determinação dos níveis séricos de opióides em pacientes com suspeita de overdose ou intoxicação aguda. Este exame costuma ser solicitado com propósitos médico-legais, particularmente em casos de fatalidades.

Interpretação dos Resultados: níveis séricos de morfina de até 0,3 mg/L podem ser observados em drogaditos utilizando doses endovenosas de heroína de 150-200 mg. Os níveis post-mortem em vítimas de overdose por heroína podem variar, mas em geral estão acima de 0,3 mg/L. Após uma única dose oral de 15 mg de metadona, as concentrações plasmáticas atingem um pico de 0,075 mg/L após 4h e diminuem lentamente, atingindo 0,03 mg/L após 24h. As concentrações séricas de metadona em pacientes em tratamento de manutenção aumentam aproximadamente 0,26 mg/L para cada aumento de 1 mg/kg na dose. Frequentemente, os óbitos decorrem de redução da tolerância, com concentrações plasmáticas post-mortem de 0,4 a 1,8 mg/L. Uma dose endovenosa de morfina de 8.75 mg em um adulto de 70 Kg produz uma concentração sérica de 0,44 mg/L após 30 segundos, declinando rapidamente para 0,02 mg/L após 2h. As concentrações médias de morfina nos casos fatais variam de 0,2 a 2,3 mg/L, dependendo da tolerância individual.

Tempo requerido para obter os resultados: 30-60 minutos.

Segurança dos resultados: boa.

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

- Oxford Handbook of Clinical and Laboratory investigation, Drew Provan, 2nd Ed, 2005.