Notícias de saúde

Aconselhamento pré-operatório reduz uso de medicamentos opioides no pós-cirúrgico de cirurgia da mão

17 de abril de 2018 (Bibliomed). O abuso de opioides prescritos tornou-se cada vez mais prevalente nos Estados Unidos. Aconselhamento sobre o uso destes medicamentos tem sido proposto para diminuir seu consumo após uma cirurgia. Estudo apresentado no American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting (AAOS 2018), que ocorreu de 06 a 10 de março em New Orleans, nos Estados Unidos, objetivou avaliar o efeito do aconselhamento pré-operatório de opiáceos na ocorrência da dor dos pacientes e consumo de opioides em cirurgia da mão, usando um modelo de liberação do túnel do carpo (CTR). Trabalhou-se com a hipótese de que pacientes que receberam aconselhamento pré-operatório sobre o uso de opioides fariam uso menor do medicamento prescrito, e terminariam seu uso mais cedo, em comparação com pacientes que não receberam nenhum aconselhamento.

Uma comparação prospectiva randomizada de pacientes consecutivos agendados para ser submetidos à cirurgia de CTR foi realizada. Os pacientes foram randomizados para receber ou não aconselhamento pré-operatório sobre opioide. Todas as operações foram realizadas com a mesma técnica cirúrgica de CTR mini-aberto e o mesmo número de opioides foi prescrito no pós-operatório. O consumo diário de comprimidos de opiáceos, os níveis de dor e as reações adversas foram registrados.

No dia da cirurgia, os pacientes do grupo com aconselhamento relataram consumo significativamente menor das comprimidos opioides prescritos em comparação com os pacientes do grupo sem aconselhamento (0,65 versus 1,90; p <0,05), enquanto não houve diferença significativa na experiência do nível de dor. O mesmo foi encontrado no primeiro dia de pós-operatório: pacientes no grupo com aconselhamento relataram uso menor pílulas de opioides em comparação com pacientes no grupo sem aconselhamento (0,45 versus 1,50; p <0,05), novamente sem diferença significativa no nível de dor experiência. Além disso, os pacientes do grupo com aconselhamento relataram um consumo expressivamente menor de analgésicos totais ao longo do estudo do que o grupo sem aconselhamento (1,40 versus 4,20; p <0,05). Nenhuma reação adversa importante foi observada em nenhum dos grupos.

Para os pesquisadores, estes resultados mostram que o aconselhamento pré-operatório sobre o consumo de opioides resultou em uma diminuição significativa no consumo geral desses medicamentos no pós-operatório. Dessa forma, os cirurgiões devem considerar o aconselhamento pré-operatório de rotina de seus pacientes para ajudar a minimizar o uso e o abuso de opioides. Os cirurgiões também devem considerar recomendar prescrever não mais do que 5-10 opioides no pós-operatório após uma cirurgia de CTR.

Fonte: American Academy of Orthopaedic Surgeons Annual Meeting (AAOS 2018), 06 a 10 de março, New Orleans - Estados Unidos.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários