Notícias de saúde

Uso de opioides ilícitos é maior do que se imaginava

21 de agosto de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo realizado nos Estados Unidos revelou que o uso de opioides ilícitos, especialmente o fentanil de fabricação clandestina (IMF, na sigla em inglês), é mais comum do que as estimativas anteriores indicavam. A pesquisa, conduzida com 1.515 adultos em junho de 2024, mostrou que 11% dos entrevistados relataram uso de opioides sem prescrição nos 12 meses anteriores, e 7,5% confirmaram ter usado fentanil ilícito nesse mesmo período.

Esses números são significativamente maiores do que os dados oficiais mais recentes, que geralmente são divulgados com atraso e tendem a subestimar a realidade. O estudo destacou ainda que, entre os usuários de opioides, a maioria teve o primeiro contato com medicamentos prescritos — seja de forma legal (39%) ou por meio de uso indevido de receitas alheias (36%). Apenas 25% afirmaram que seu primeiro uso foi com opioides puramente ilícitos.

Outro dado alarmante é que 33% dos usuários recentes de fentanil acreditam que é “muito provável” sofrerem uma overdose. O risco percebido foi muito menor entre a população geral (menos de 5%). O uso foi mais frequente entre homens, pessoas negras e jovens adultos.

Os pesquisadores alertam para a necessidade urgente de melhorar os métodos de coleta de dados sobre uso de opioides, a fim de guiar políticas públicas mais eficazes e prevenir mortes por overdose. A crise dos opioides, especialmente agravada pelo fentanil ilegal, continua sendo uma das maiores ameaças à saúde pública nos EUA.

Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2025.0809.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários