Notícias de saúde
01 de julho de 2024 (Bibliomed). Uma recente pesquisa analisou mais de 1,3 milhão de indivíduos para entender a incidência de problemas psicológicos após traumas, levando em conta diferenças de gênero.
Essa pesquisa, realizada na Dinamarca com base em registros nacionais de saúde, examinou diferentes tipos de eventos potencialmente traumáticos, como agressões físicas e acidentes de transporte, e sua relação com problemas psicológicos pós-traumáticos.
Os resultados mostraram que, ao longo de cinco anos após o trauma, os distúrbios relacionados ao uso de substâncias eram mais comuns entre os homens, enquanto os distúrbios depressivos predominavam entre as mulheres.
Os resultados destacaram que as diferenças de gênero nas associações de eventos potencialmente traumáticos com a psicopatologia foram mais pronunciadas quando consideradas as condições psiquiátricas pré-existentes.
Essas descobertas sugerem que as consequências para a saúde mental após um trauma variam entre homens e mulheres e fornecem novos insights sobre experiências potencialmente traumáticas relevantes para cada gênero e suas consequências para a saúde mental.
O estudo ressalta a importância de considerar as diferenças de gênero ao lidar com os efeitos psicológicos de eventos traumáticos e pode orientar melhorias nas intervenções e no tratamento para essas populações.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.0201.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também