Notícias de saúde

Sedativo pode ajudar no tratamento da depressão

19 de maio de 2023 (Bibliomed). A cetamina é um medicamento normalmente aplicado como sedativo, mas que vem mostrando bons resultados no tratamento da depressão. Em 2019, o U.S. Food and Drug Administration dos EUA aprovou um derivado da cetamina chamado esketamina para depressão que não respondeu a pelo menos dois antidepressivos convencionais. Administrado como um spray nasal, a esketamina é diferente da cetamina, que é um anestésico injetável que pode ter efeitos que alteram a mente.

Um estudo realizado no Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, incluiu cerca de 300 pessoas com depressão maior que foram tratadas com três infusões de cetamina em um ambulatório. Os participantes tinham 40 anos, em média, e a maioria eram homens. Eles não responderam a pelo menos dois antidepressivos no passado. As mudanças de humor foram medidas usando uma escala de depressão padronizada em seis visitas clínicas.

Entre o grupo de estudo, três padrões distintos de resposta à cetamina foram identificados pelos pesquisadores: Um grupo estava gravemente deprimido antes do tratamento, mas experimentou uma melhora rápida e significativa dos sintomas. Um segundo grupo gravemente deprimido recebeu benefício mínimo, e o terceiro grupo - que estava menos deprimido do que os outros dois antes do tratamento - experimentou uma melhora mais gradual nos sintomas de depressão.

Pessoas com depressão grave que relataram um histórico de abuso e trauma na infância estavam entre as mais propensas a responder de forma rápida e robusta à cetamina. Segundo os autores, esses resultados fornecem novas informações sobre a resposta à cetamina em pessoas que sofreram traumas e abusos quando crianças. Ainda assim, essas pessoas não podem ser agrupadas para fazer uma recomendação geral, pois são necessários mais estudos.

Fonte: Journal of Affective Disorders. DOI: 10.1016/j.jad.2022.10.031.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários