Notícias de saúde

Mulheres morrem menos por ferimentos de arma de fogo do que homens

19 de março de 2024 (Bibliomed). As mulheres vítimas de violência armada têm resultados melhores do que os homens com lesões semelhantes, sugere estudo realizado na Universidade George Washington, nos Estados Unidos. Nele, os pesquisadores revisaram dados sobre violência armada do Banco de Dados Nacional de Trauma dos EUA de 2013 a 2019. No total, esses dados incluíram 196.696 pessoas internadas em hospitais nos EUA com ferimentos por armas de fogo.

Embora 88% dos feridos fossem homens, as mulheres tinham menos probabilidade de morrer durante o tratamento de ferimentos por arma de fogo do que os homens. O estudo comparou as mulheres com uma seleção comparável de vítimas do sexo masculino, correspondentes por antecedentes, condições de saúde, lesões e seguro de saúde.

Descobriu-se que 18,5% das mulheres morreram em comparação com 20% dos homens. As mulheres também tiveram menos probabilidade de sofrer complicações, com cerca de 1% tendo trombose venosa profunda em comparação com 1,5% dos homens, e 30,5% necessitando de respiração assistida em comparação com 32,5% dos homens.

Não foi possível determinar uma razão para as diferenças, mas os autores observaram várias explicações possíveis. Isso inclui que o sangue das mulheres pode coagular mais rapidamente e os hormônios femininos podem aumentar a resposta imunológica.

Fonte: Trauma Surgery & Acute Care Open. DOI: 10.1136/tsaco-2023-001181.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários