Notícias de saúde

Novo Tratamento Para Asma Está Pronto Para Testes em Humanos

LONDRES (Reuters) - Os cientistas esperam começar o teste clínico de um novo tratamento para asma até o final do ano, informou um pesquisador na terça-feira.

O remédio é baseado na proteína chamada Eotaxin, produzida nos pulmões dos pacientes asmáticos, que foi descoberta por cientistas do Imperial College School of Medicine, em Londres.

Bloqueando a ação da proteína e seus receptores, os cientistas acreditam que podem aliviar a inflamação e o dano do tecido do pulmão que contribui para os sintomas da asma.

"Acreditamos que poderemos produzir uma nova terapia da asma para o futuro", declarou o professor Tim Williams, na conferência da British Association for the Advancement of Science.

A equipe de pesquisadores tem mostrado que pode bloquear o acúmulo de células chamadas eosinófilos que liberam grânulos tóxicos e causam a inflamação pulmonar. Os alérgenos estimulam a produção de sinais químicos no pulmão que atraem os eosinófilos.

"(A droga) é uma pequena molécula. Nossa proteína é cerca de 12 vezes maior. Então há uma grande molécula interagindo com o receptor e essa pequena substância pode bloquear a interação", explicou Williams.

A droga provavelmente será administrada junto com um inalador, mas Williams informou que pode substituir os esteróides que produzem efeitos colaterais perigosos, como ossos frágeis e pele fina.

Conforme o pesquisador, várias empresas já estão desenvolvendo drogas baseadas no processo, mas a companhia farmacêutica belga UCB Pharma pode estar entre as primeiras a realizar os testes em humanos.

Além de ser um possível tratamento para asma, Williams informou que a droga pode também ajudar a aliviar alergias.

A asma é uma doença crônica caracterizada por respiração curta, dificuldade respiratória e tosse. As vias respiratórias até o pulmão se contraem e criam muco durante um ataque.

Durante os últimos 30 anos, a incidência de asma no mundo desenvolvido aumentou em cerca de 50 por cento e o número de crianças hospitalizadas por causa da asma cresceu dez vezes. A cada ano, a doença mata 180 mil pessoas em todo o mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários