Notícias de saúde

Ataque cardíaco pode dar sinais até 24 horas antes de acontecer

24 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um episódio de parada cardíaca pode não acontecer tão repentinamente, sendo que até metade dos pacientes podem apresentar algum sintoma nas 24 horas anteriores ao episódio, sugere um estudo do Smidt Heart Institute of Cedars-Sinai, nos Estados Unidos. Além disso, os sintomas são diferentes conforme o sexo, sendo que para as mulheres, o sintoma mais proeminente de uma parada cardíaca súbita iminente é a falta de ar, e para os homens, é dor e pressão no peito.

Acredita-se que a parada cardíaca ocorre sem aviso, e é por isso que a esmagadora maioria das pessoas que a vivenciam fora do hospital morre em minutos, mas esse pode não ser o caso e a identificação de quaisquer sinais de alerta pode dar às pessoas uma chance de lutar.

Normalmente causada por anomalias do ritmo cardíaco, a parada cardíaca ocorre quando o coração para de bombear. Quando isso acontece, o sangue para de fluir para o cérebro e outros órgãos. Quando os pesquisadores revisaram dados de dois estudos comunitários de pessoas que sofreram parada cardíaca súbita e compararam seus sintomas com os de pessoas que procuraram atendimento de emergência, mas não tiveram parada cardíaca, descobriram que 50% das pessoas que tiveram uma parada cardíaca súbita apresentou pelo menos um sintoma revelador no dia anterior.

Além do mais, grupos menores de homens e mulheres experimentaram palpitações, atividades semelhantes a convulsões e sintomas semelhantes aos da gripe antes de sofrerem uma parada cardíaca.

Fonte: The Lancet Digital Health. DOI: 10.1016/S2589-7500(23)00147-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários