Notícias de saúde

Risco de parada cardíaca durante o exercício é raro entre os idosos

11 de julho de 2023 (Bibliomed). Está cada vez mais frequentes notícias de esportistas jovens que sofrem paradas cardíacas durante a prática esportiva. Mas, será que pessoas mais velhas têm risco aumentado para isso?

Um novo estudo do Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, mostrou que o risco de sofrer uma parada cardíaca durante a prática de atividades físicas é menor do sofrer um infarto sendo sedentário.

Os pesquisadores analisaram casos de parada cardíaca súbita em pessoas com 65 anos ou mais em Portland, Oregon, e no Condado de Ventura, Califórnia. Os dados vieram do Oregon Sudden Unexpected Death Study, que começou em 2002, e do Ventura Prediction of Sudden Death in Multi-ethnic Communities, que começou em 2015. Ambos são estudos em andamento.

Os pesquisadores não incluíram dados de pessoas para as quais a ressuscitação não foi tentada ou aquelas que tiveram uma parada cardíaca enquanto estavam no hospital. A pesquisa incluiu aqueles que morreram de parada cardíaca súbita durante ou dentro de uma hora após o treino.

Dos mais de 4.000 casos estudados, apenas 77 (1,9%) ocorreram durante ou após o exercício, com exercícios que incluíram ciclismo, corrida, golfe ou tênis ou uma atividade na academia. Cerca de 91% das paradas cardíacas ocorreram em homens.

Registros médicos estavam disponíveis para 47 pessoas com parada cardíaca relacionada ao esporte e mais de 3.100 pessoas com parada cardíaca não relacionada ao esporte.

Aqueles que sofreram parada cardíaca súbita durante ou logo após o exercício normalmente apresentavam menos fatores de risco cardíaco ou outros problemas de saúde do que aqueles que tiveram uma parada cardíaca não relacionada ao exercício.

As paradas cardíacas relacionadas a esportes foram mais prováveis de ocorrer em um local público, como uma academia. Esta é uma das razões pelas quais eles tinham quatro vezes mais chances de sobreviver do que aqueles que tiveram uma parada cardíaca não relacionada ao esporte.

Para os autores, os benefícios para a saúde da atividade esportiva provavelmente superam o risco de parada cardíaca súbita associada aos idosos.

Fonte: JACC: Clinical Electrophysiology. DOI: 10.1016/j.jacep.2022.10.033.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários