Notícias de saúde

Amamentação pode fortalecer os pulmões das crianças, indica estudo

05 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Crianças que são amamentadas por pelo menos quatro meses podem ter melhor função pulmonar do que aquelas que mamam no peito por menos tempo ou aquelas que não são amamentadas, segundo estudo da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, o melhor funcionamento dos pulmões dessas crianças pode ser atribuído ao esforço do bebê para sugar o leite. “O exercício físico de sugar o peito – cerca de seis vezes ao dia, por mais de quatro meses em média – pode resultar em aumento da capacidade pulmonar e em um maior fluxo de ar em crianças amamentadas, em comparação com crianças alimentadas com mamadeiras”, disse o cientista Ikechukwu Ogbuanu.

No estudo, foram avaliadas mais de mil crianças com dez anos de idade, entre as quais 39% haviam sido amamentadas por quatro meses ou mais, 40% mamaram no peito por menos de quatro meses, e 21% não haviam sido amamentadas. E testes padrões mostraram que aqueles amamentados por pelo menos quatro meses apresentavam melhor função pulmonar aos dez anos de idade do que os outros.

“Pelo menos alguns dos benefícios do leite do peito pode ser atribuído ao processo de sugar por si mesmo”, destacou o autor do estudo. E esses resultados apóiam outros estudos que indicam que o exercício de sugar na amamentação dura duas vezes mais do que na alimentação pela mamadeira, fazendo com que mamar no peito exija um maior esforço respiratório.

Fonte: Thorax. Janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários