Notícias de saúde
06 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, descobriu que quase um quarto das crianças com chiado recorrente nos pulmões sofre de infecções virais "silenciosas" que não apresentam sintomas. Esses casos seriam mais bem tratados com medicamentos antivirais em vez dos esteroides comumente prescritos, que podem ter efeitos colaterais graves a longo prazo.
O estudo analisou mais de 800 crianças e adolescentes com casos graves de chiado. Os pesquisadores descobriram que 22% dessas crianças tinham infecções pulmonares não detectadas que não respondiam aos esteroides. Na verdade, o uso de esteroides pode aumentar o risco de inflamação persistente nos pulmões e causar outros efeitos adversos, como irritabilidade, redução da densidade óssea e crescimento prejudicado.
Os autores sugerem que, em vez de esteroides, medicamentos como a azitromicina, que fortalece a resposta imunológica aos vírus, podem ser mais eficazes. Eled explicam que muitas vezes os pais ficam surpresos ao ouvir que um antibiótico pode ser usado para tratar uma infecção viral, mas destacam que a azitromicina tem um efeito positivo na imunidade contra vírus.
Os pesquisadores ainda não sabem por que essas infecções virais silenciosas persistem em algumas crianças, mas suspeitam que algo esteja comprometendo as células imunológicas mucosas nos pulmões. Eles enfatizam a necessidade de mais estudos para entender melhor essa disfunção imunológica e encontrar tratamentos mais adequados.
A descoberta também sugere que é hora de repensar o uso excessivo de esteroides no tratamento de chiados em crianças e explorar novas terapias que tratem os padrões específicos de inflamação.
Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology. DOI: 10.1016/j.jaci.2024.04.027.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também