Notícias de saúde

Proteína Ajuda Camundongos a Queimar Gordura

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A injeção de uma proteína recentemente descoberta em camundongos os ajuda a perder peso, mesmo quando alimentados com uma dieta rica em gordura e açúcar, afirmaram cientistas na segunda-feira.

A pesquisa é parte de um esforço para desenvolver tratamentos necessários de obesidade e possivelmente diabete, embora "pesquisas futuras sejam necessárias para determinar se essa substância pode ser usada em humanos", disse Harvey F. Lodish, principal autor do estudo, em um comunicado.

A proteína, Acrp30, é produzida por células adiposas. Sua expressão é diminuída em camundongos e humanos obesos, mas sua função exata nunca foi descrita antes, de acordo com Lodish, do Instituto de Pesquisa Biomédica, em Cambridge, Massachusetts, e associados da empresa de biotecnologia francesa, Genset.

Os animais que receberam injeção de gAcrp30 ao consumir uma dieta rica em gordura e açúcar perderam uma média de 3,7 por cento de seu peso corporal durante dez dias e 7,5 por cento durante 16 dias, segundo o estudo publicado na última edição de Proceedings of the National Academy of Sciences.

Outros experimentos demonstraram que a proteína aumentou a capacidade de células musculares de queimar gordura em mais de 39 por cento. Como os músculos correspondem a cerca de um quarto do peso corporal humano, um aumento como esse pode ter consequências importantes no equilíbrio calórico.

Os pesquisadores concluíram que sua descoberta pode levar ao uso de gAcrp30 ou drogas similares para controlar o equilíbrio de energia e permitir o controle de peso sem fazer dieta.

"Estamos interessados em entender a ciência básica das propriedades hormonais importantes do fragmento de gAcrp", disse Lodish à Reuters Health.

"A Genset é uma empresa de biotecnologia de desenvolvimento de drogas e é claro que ela está tentando desenvolver o fragmento de gAcrp como uma droga para o tratamento da obesidade e possivelmente da diabete", acrescentou Lodish.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários