Notícias de saúde

Horário em que se malha influencia na queima de gordura

06 de setembro de 2023 (Bibliomed). A atividade física na hora certa do dia parece ser capaz de aumentar o metabolismo das gorduras, pelo menos em camundongos. Um novo estudo do Instituto Karolinska, da Suécia, e da Universidade de Copenhague, da Dinamarca, mostrou que camundongos que se exercitaram em uma fase ativa inicial, que corresponde ao exercício matinal em humanos, aumentaram seu metabolismo mais do que camundongos que se exercitaram em um horário em que geralmente costumam descansar.

A atividade física em diferentes momentos do dia pode afetar o corpo de diferentes maneiras, pois os processos biológicos dependem dos ritmos circadianos das células. Para verificar como a hora do dia em que o exercício é feito afeta a queima de gordura, os pesquisadores estudaram o tecido gorduroso de camundongos após uma sessão de exercícios de alta intensidade realizada em dois pontos do ciclo diário, uma fase ativa precoce e uma fase inicial de repouso (correspondendo a uma sessão no final da manhã e no final da noite, respectivamente, em humanos). Os pesquisadores estudaram vários marcadores para o metabolismo da gordura e analisaram quais genes estavam ativos no tecido adiposo após o exercício.

Descobriu-se que a atividade física em uma fase ativa precoce aumentou a expressão de genes envolvidos na degradação do tecido adiposo, termogênese (com produção de calor) e mitocôndrias no tecido adiposo, indicando uma maior taxa de metabolismo. Esses efeitos foram observados apenas em camundongos que se exercitaram no início da fase ativa e foram independentes da ingestão de alimentos.

Estes resultados sugerem que o exercício no final da manhã pode ser mais eficaz do que o exercício noturno em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura e, se for esse o caso, estes exercícios podem ser valiosos para pessoas com excesso de peso.

Camundongos e humanos compartilham muitas funções fisiológicas básicas, e os camundongos são um modelo bem estabelecido para fisiologia e metabolismo humanos. No entanto, também existem diferenças importantes, como o fato de os camundongos serem noturnos.

Portanto, o momento certo parece ser importante para o equilíbrio energético do corpo e para melhorar os benefícios do exercício para a saúde, mas são necessários mais estudos para tirar conclusões confiáveis sobre a relevância destas descobertas para os seres humanos.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences (2023). DOI: 10.1073/pnas.2218510120.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários