Notícias de saúde

Combinar proteínas e bebidas açucaradas pode levar a ganho de peso

01 de agosto de 2017 (Bibliomed). Um novo estudo publicado na revista BMC Nutrition descreve o que já se supunha: combinar um refrigerante açucarado com um hambúrguer ou frango frito pode realmente levar o corpo a ganhar mais quilos.

Os refrigerantes, café açucarado e bebidas de chá gelado, bebidas de frutas, bebidas energéticas e similares são as principais fontes de açúcar adicionado na dieta dos americanos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Seis em cada dez crianças e metade dos adultos bebem pelo menos uma bebida açucarada por dia.

As pessoas que tinham uma bebida açucarada com uma refeição rica em proteínas armazenaram mais gorduras não utilizadas, em comparação com outras que comeram a mesma comida com uma bebida sem açúcar, revelaram testes laboratoriais.

Para o estudo, 27 adultos saudáveis ​​foram colocados em uma "sala metabólica" fechada que mediu cuidadosamente quanto oxigênio foi inalado e quanto de dióxido de carbono foi expirado. Amostras de urina também foram coletadas. Os participantes passaram dois dias completos na sala selada. Em um dia, comeram duas refeições contendo 15% de proteína e, por outro lado, comeram duas refeições com 30% de proteína. As refeições consistiam em pão, presunto, queijo, batatas e manteiga, e cada um forneceu 17 gramas de gordura e 500 calorias. Todos os dias, os participantes tomaram uma bebida açucarada com sabor a cereja com uma refeição, e uma bebida de cereja sem açúcar com a outra refeição.

Verificou-se que a bebida adoçada com açúcar diminuiu a oxidação da gordura - o processo que começa a quebra de moléculas de gordura - em 8%. Além disso, a bebida adoçada consumida com uma refeição de proteína de 15%diminuiu a oxidação da gordura em média 7,2 gramas, enquanto a mesma bebida açucarada com uma refeição protéica de 30% diminuiu a oxidação da gordura em 12,6 gramas.

Seus corpos não queimaram cerca de um terço das calorias adicionais fornecidas pela bebida açucarada, descobriram pesquisadores. Os participantes também queimaram menos gordura de seus alimentos, e levou menos energia em geral para digerir a refeição.

Os pesquisadores acreditam que a carga extra de carboidratos em um refrigerante pode reduzir a necessidade do organismo de transformar a gordura dietética em energia, uma vez que a gordura é mais difícil de queimar do que o açúcar. Este estudo dá um passo adiante ao sugerir que combinar bebidas açucaradas com alimentos ricos em proteínas pode incentivar o ganho de peso para mais do que inicialmente ocorreria.

Fonte: BMC Nutrition, July 20, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários