Notícias de saúde

Terapia genética pode ajudar a prevenir artrite e outros problemas em crianças com sobrepeso

18 de julho de 2025 (Bibliomed). A terapia genética pode ajudar crianças obesas a evitar problemas de saúde associados ao excesso de peso, incluindo artrite, sugere um novo estudo preliminar em camundongos. A terapia genética estimula as células a converter os ácidos graxos ômega-6 causadores de inflamação em ácidos graxos ômega-3 benéficos.

A artrite relacionada à obesidade é promovida por ácidos graxos ômega-6 altamente inflamatórios, provenientes de alimentos gordurosos e fritos, disseram pesquisadores. Essas gorduras podem promover artrite e doenças cardíacas, bem como distúrbios metabólicos. Por outro lado, os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por reduzir a inflamação e promover a sensibilidade à insulina e a queima de gordura. Essas gorduras são encontradas em peixes e nozes.

Diante disso, pesquisadores desenvolveram uma terapia que insere o gene de uma enzima específica nas células, alterando a maneira como elas processam gorduras nocivas. A terapia é administrada dentro de um vírus oco e inativado. No estudo, realizado no Shriners Children's St. Louis, nos Estados Unidos, camundongos com sobrepeso que receberam uma única injeção de terapia genética melhoraram sua saúde metabólica geral, bem como os primeiros sintomas de artrite no joelho.

Pesquisadores relatam que a terapia diminuiu significativamente os efeitos nocivos de uma dieta rica em gordura e ômega-6 na artrite do joelho, no peso e no metabolismo em ratos de laboratório. A terapia também reduziu o número de células que promovem a inflamação. Eles esperam levar a terapia genética para testes clínicos em humanos dentro dos próximos três a cinco anos.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2402954121.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários