Notícias de saúde

Estudo Descobre Novo Método de Selecionar os Melhores Embriões

WASHINGTON (Reuters) - Cientistas afirmaram na quarta-feira que podem ter descoberto uma maneira eficiente de identificar os embriões mais saudáveis para a fertilização in-vitro.

Pequenas estruturas chamadas microtúbulos no ovo (óvulo fertilizado pelo espermatozóide) podem ser a chave, afirmou o relatório do especialista em infertilidade Sam Alexander e colegas cientistas, da Universidade do Colorado.

Escrevendo na edição de dezembro da revista Human Reproduction, Alexander e a equipe disseram que os microtúbulos transportam um material genético chamado DNA mitocondrial, que é encontrado nos óvulos fertilizados.

Embriões com microtúbulos simétricos pareceram ser mais propensos a sobreviver em fertilizações in-vitro, eles descobriram.

"Acredito que essas descobertas podem nos ajudar a determinar a qualidade do embrião num estágio mais precoce", disse Alexander.

"Achamos que usar métodos para julgar a qualidade do embrião nos primeiros três dias de cultura é muito mais sensato e inteligente que a cultura de cinco dias, com a sobrevivência do mais apropriado."

O professor de biologia Jonathan Van Blerkom, que trabalhou no estudo, disse que, se a organização dos microtúbulos no óvulo fertilizado não for simétrica, um refletindo o outro, já na primeira divisão da célula, metade do embrião pode ficar sem número suficiente dessas estruturas. Quando um casal tenta ter um bebê por fertilização in-vitro, os médicos criam vários embriões no laboratório e tentam selecionar os mais saudáveis para ser implantados no útero da mãe.

A observação dos microtúbulos pode ser um bom método de chegar à decisão, sugeriram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários