Notícias de saúde

Óleo de peixe não altera o perfil lipídico em pacientes HIV+ submetidos a terapia antirretroviral

21 de fevereiro de 2014 (Bibliomed).  Embora a terapia antirretroviral tenha revolucionado o cuidado de indivíduos infectados pelo HIV, este tem sido associado a alterações metabólicas. Assim, um estudo foi planejado para investigar os efeitos do óleo de peixe sobre o perfil lipídico, resistência à insulina e distribuição de gordura corporal em brasileiros infectados pelo HIV em terapia antirretroviral.

Este foi um estudo aleatorizado, paralelo, controlado com placebo, que avaliou os efeitos de 3 g de óleo de peixe / dia (540 mg de ácido eicosapentaenóico, mais 360 mg de ácido docosahexaenóico) ou 3 g de óleo de soja / dia (placebo) em 83 homens e mulheres não grávidas infectadas pelo HIV e que estavam recebendo terapia antirretroviral.

Nos resultados, não foram observadas relações estatisticamente significativas entre a suplementação de óleo de peixe e alterações em parêmetros diversos, entre eles  os  triglicérides, lipoproteínas, colesterol total, índice de massa corporal, circunferência da cintura, dentre outros.

Os autores da pesquisa, publicada na revista médica International Journal od DST and AIDS concluíram que o uso de uma baixa dose de óleo de peixe não alterou o perfil lipídico, resistência à insulina e distribuição de gordura corporal em indivíduos HIV positivos que estavam em terapia antirretroviral.

Fonte: Int J DST AIDS 27 de novembro de 2013.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários