Notícias de saúde

Especialistas alertam para os riscos da síndrome cardiovascular-renal-metabólica

17 de novembro de 2025 (Bibliomed). A síndrome cardiovascular-renal-metabólica (CKM)representa um conjunto de problemas de saúde que ocorrem em um dos "sistemas de ciclo completo" mais essenciais do corpo, incluindo doenças cardíacas, doenças renais, diabetes e obesidade.

Entre os fatores de risco para a CKM estão pressão alta, colesterol anormal, açúcar elevado no sangue, excesso de peso e função renal reduzida. interação desses fatores pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca mais do que qualquer um deles isoladamente.

A síndrome da CKM afeta o complexo sistema que alimenta o corpo:

  • O coração bombeia sangue por todo o corpo.
  • O sistema metabólico queima o açúcar do sangue para obter energia.
  • Os resíduos do metabolismo do açúcar no sangue retornam ao sangue.
  • Os rins filtram esses resíduos e equilibram os fluidos, o que ajuda a controlar a pressão arterial.
  • A pressão arterial afeta a forma como o coração bombeia o sangue.

Para a maioria das pessoas, a síndrome pode ser reversível com medicamentos e mudanças no estilo de vida, como alimentação mais saudável e mais exercícios. No entanto, a CKM é pouco conhecida entre as pessoas, que não acreditam que um órgão saudável possa ser afetado por outro doente.

A American Heart Association (AHA) planeja publicar suas primeiras diretrizes sobre a síndrome da CKM no início de 2026.

Fonte: American Heart Association (AHA). "Cardiovascular-Kidney-Metabolic Health: You Are One Connected Body. Your Heart, Brain, Kidneys and Metabolic Health are One System".

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários