Notícias de saúde

Maldivas proíbem permanentemente o fumo para qualquer pessoa nascida após 2006

17 de novembro de 2025 (Bibliomed). As Maldivas, nação tropical no Oceano Índico famosa por suas praias, tornaram-se o primeiro país do mundo a proibir o uso de tabaco para toda uma geração, após a entrada em vigor de uma nova lei no início de novembro.

De acordo com a lei, qualquer pessoa nascida em ou após 1º de janeiro de 2007 está permanentemente proibida de comprar, usar ou comprar cigarros ou quaisquer outros produtos de tabaco no país. Isso significa que qualquer pessoa com 18 anos ou menos hoje nunca poderá fumar legalmente no país, mesmo ao envelhecer. A proibição aplica-se tanto a residentes como a turistas que visitam as Maldivas.

De acordo com o governo, a lei visa "proteger a saúde pública e promover uma geração livre do tabaco". Os comerciantes devem verificar a idade de uma pessoa antes de vender tabaco, e vender para alguém menor de idade pode resultar em multa de 50.000 rufiyaas (cerca de R$17.000).

Além disso, o país já possui uma proibição total da importação, venda e uso de cigarros eletrônicos e dispositivos de vaporização (vapes) para pessoas de todas as idades. Qualquer pessoa flagrada usando um dispositivo de vaporização pode ser multada em 5.000 rufiyaas (cerca de R$1.700).

Apenas a Nova Zelândia tentou uma proibição semelhante de tabagismo por faixa etária, mas a lei foi revogada em 2023.

Fonte: Ministério da Saúde das Maldivas. Novembro de 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários