Notícias de saúde

Perfil lipídico e doença cardiovascular subsequente entre adultos com menos de 50 anos

19 de janeiro de 2021 (Bibliomed). A evidência epidemiológica sobre a relação entre o perfil lipídico (gorduras no sangue) e eventos de doença cardiovascular (DCV) em adultos jovens permanece insuficiente. Pesquisadores, procuraram explorar a associação do perfil lipídico com DCV subsequente em adultos jovens.

Para tal os pesquisadores usaram um banco de dados epidemiológico nacional, o Japan Medical Data Center. A partir desse banco de dados, eles coletaram dados de 1.451.997 adultos jovens (20 a 49 anos) sem história prévia de DCV e sem uso de medicamentos hipolipemiantes (medicamentos que reduzem as taxas de gorduras no sangue).

As medidas de LDL-Colesterol =140mg/dL, HDL-Colesterol <40 mg/dL e triglicerídeos =150mg/dL * foram considerados independentemente relacionados à incidência de infarto do miocárdio, angina de peito e insuficiência cardíaca. Um aumento gradual na incidência de infarto do miocárdio, angina e insuficiência cardíaca foi observado em associação com o número de perfis lipídicos anormais.

No entanto, não houve ligação entre o número de perfis lipídicos anormais e o risco subsequente de acidente vascular cerebral. No geral, os resultados deste estudo abrangente revelaram que o perfil lipídico está intimamente associado a DCV subsequente, indicando que a manutenção de um perfil lipídico ideal é importante para a profilaxia primária de DCV em grupos de indivíduos mais jovens.

* Colesterol LDL (colesterol “ruim”; é uma lipoproteína de baixa densidade). Colesterol HDL (colesterol “bom”; é uma lipoproteína de alta densidade).

Fonte: The American Journal of Cardiology. DOI: 10.1016/j.amjcard.2020.11.038.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários