Notícias de saúde

Medicamentos com GLP-1 podem ajudar a prevenir riscos de apneia do sono

17 de novembro de 2025 (Bibliomed). Medicamentos com GLP-1, usados para a perda de peso, como o Ozempic e o Zepbound, podem ajudar a proteger as pessoas dos riscos à saúde relacionados à apneia do sono, afirma um novo estudo apresentado na American College of Chest Physicians Annual Meeting 2025.

Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 1,8 milhão de pacientes com diabetes tipo 2, dos quais cerca de 28% haviam recebido prescrição de um medicamento GLP-1.

Os medicamentos com peptídeo-1 semelhante ao glucagon imitam o hormônio GLP-1, que ajuda a controlar os níveis de insulina e açúcar no sangue, diminui o apetite e retarda a digestão dos alimentos. Os medicamentos foram inicialmente desenvolvidos para tratar diabetes, antes que seus benefícios na perda de peso fossem observados.

Todos que tomavam um medicamento com GLP-1 apresentaram menor risco de morte a curto prazo, mas aqueles com apneia do sono apresentaram um risco 20% menor do que aqueles sem o distúrbio respiratório.

O risco absoluto de morte entre pessoas sem apneia do sono foi de 0,9% para aqueles que tomavam um medicamento com GLP-1 versus 1,8% para aqueles que não tomavam os medicamentos. Em comparação, o risco de morte entre pacientes com apneia do sono foi de 1% para aqueles que tomavam um GLP-1 versus 2,5% para aqueles que não tomavam.

De acordo com os autores, com ase nesses resultados, os médicos devem considerar se uma pessoa tem apneia do sono ao decidir se prescrevem um medicamento GLP-1.

Fonte: American College of Chest Physicians Annual Meeting 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários