Notícias de saúde

Estudo Avalia Problema Estomacal Ligado a Droga Para Artrite

CHICAGO (Reuters) - Uma nova classe de analgésicos, conhecidos como inibidores de COX-2, provoca menos problemas estomacais do que os medicamentos tradicionais para aliviar a dor, afirmou um estudo financiado por uma empresa farmacêutica na terça-feira.

Durante o estudo, financiado pela Pharmacia, cerca de 4.000 pacientes com artrite receberam durante mais de seis meses o analgésico da empresa, Celebrex, em uma dosagem duas a quatro vezes superior à recomendada para aliviar dor.

Os pacientes que tomaram Celebrex apresentaram menos complicações gastrointestinais graves -- como úlceras com sangramento, úlceras perfuradas e bloqueio do trato gastrointestinal superior -- do que aqueles que tomavam doses padrão de ibuprofeno ou diclofenac, duas drogas antiinflamatórias não-esteróides (NSAIDs) antigas.

Durante o estudo, 1,4 por cento dos pacientes tomando somente Celebrex desenvolveram úlceras ou sintomas de úlceras, em comparação a 2,9 por cento daqueles recebendo uma NSAID. No entanto, a maior parte dos pacientes que tomou aspirina junto com o Celebrex desenvolveu problemas estomacais.

De acordo com o estudo, mais de 30 por cento das pessoas que tomaram NSAIDs regularmente tiveram problemas gastrointestinais e um em dez decidiram parar de tomar essas drogas devido aos efeitos colaterais.

O Celebrex pertence à nova classe de medicamentos chamados inibidores de COX-2, que reduzem a inflamação atuando somente sobre a enzima COX-2. O ibuprofeno e outras NSAIDs tradicionais bloqueiam o COX-2 e o COX-1, uma enzima que ajuda a proteger o estômago.

"Comparado a agentes antiinflamatórios não-esteróides tradicionais, o Celebrex tem demonstrado controlar com eficácia a dor e inflamação da artrite, reduzindo o potencial de complicações de úlcera e outros efeitos colaterais graves que podem levar a hospitalização e mesmo morte", disse Jay Goldstein, professor de Medicina da Universidade de Illinois, em Chicago.

Drogas antiinflamatórias para tratar artrite, que afeta cerca de 43 milhões de norte-americanos, causam problemas estomacais em muitas pessoas.

Mais de 100.000 visitas hospitalares e cerca de 16.500 mortes anuais são relacionadas aos efeitos colaterais das drogas nos EUA.

Um editorial acompanhando o estudo, no Journal of the American Medical Association (Jama), alerta, no entanto, que as novas drogas são promissoras, mas não estão totalmente comprovadas e que mais estudos são necessários.

"Embora...(os inibidores de COX-2) possam ser 'novos e melhorados', certamente, eles não são perfeitos", afirmaram David Lichtenstein e Michael Wolfe, da Escola de Medicina da Universidade de Boston e do Centro Médico Boston.

Eles destacaram que ainda há o risco de o paciente desenvolver úlceras com as drogas, especialmente quando são tomadas com aspirina.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários