Notícias de saúde

COVID-19 grave aumenta chances de doenças cardíacas perigosas

10 de julho de 2020 (Bibliomed). Os médicos há muito observam ligações entre COVID-19 grave e problemas cardíacos, mas um novo estudo ajuda a quantificar a magnitude do problema. O estudo de centenas de pacientes hospitalizados descobriu que a parada cardíaca e os distúrbios do ritmo cardíaco são dez vezes mais comuns entre os pacientes com COVID-19 que necessitam de cuidados intensivos do que entre outros pacientes com COVID-19 hospitalizados.

O motivo pelo qual o risco sobe tanto na UTI não está claro, mas provavelmente está ligado ao estresse de doenças avançadas, não uma atividade direta do novo coronavírus no coração. De acordo com os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, causas não cardíacas, como infecção sistêmica, inflamação e doença, provavelmente contribuirão mais para a ocorrência de parada cardíaca e arritmias do que as células cardíacas danificadas ou infectadas devido à infecção viral.

O estudo incluiu 700 pacientes COVID-19, com idade média de 50 anos, que foram admitidos no Hospital da Universidade da Pensilvânia entre o início de março e meados de maio. Mais de 70% dos pacientes eram negros.

No geral, nove pacientes sofreram parada cardíaca, 25 desenvolveram o batimento cardíaco irregular conhecido como fibrilação atrial, nove tiveram bradiarritmias clinicamente significativas (ritmos cardíacos lentos) e dez tiveram "eventos de taquicardia ventricular não sustentada", uma frequência cardíaca rápida que para sozinha em 30 segundos. Dos pacientes do estudo, cerca de 11% foram admitidos na UTI. Os únicos casos de parada cardíaca ocorreram entre pacientes na UTI.

Para os pesquisadores, é fundamental melhorar o entendimento de como a COVID-19 afeta vários órgãos e vias do corpo, incluindo as anormalidades do ritmo cardíaco. Além disso, destacam que são necessárias mais pesquisas para avaliar se a presença de arritmias cardíacas tem efeitos a longo prazo na saúde de pacientes hospitalizados pelo COVID-19.

Fonte: Heart Rhythm. DOI: 10.1016/j.hrthm.2020.06.016.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários